Ser autossuficiente não é necessariamente ser independente do sistema e da sociedade para realizar processos como obter água potável, energia elétrica, adubo, alimento, roupas, transporte, tratamento médico e odontológico, remédios, comunicação remota, informação e lazer.
Não é se tornar um ermitão, abrindo mão de várias das comodidades que o Homem criou para viver mais e mais confortavelmente.
Alguns desses itens não é garantido se poder ser o provedor. E outros é necessário contar com os meios coletivos em pelo menos uma parcela do fornecimento. Mas, em se adotando esse estilo de vida, a economia financeira acontece em índice bastante desejável.
Na falta de abastecimento pelas redes convencionais, o suprimento feito pelas alternativas anula a carência dos produtos faltantes ou interrompidos.
A casa do autossuficiente conta com canteiros de horta, pequeno pomar, hidroponia, coletor de água pluvial, fossa séptica com estrutura para produção de biogás através de biodigestor anaeróbico, cisterna, painéis fotovoltáicos, geladeira ecológica, fogão à lenha com sistema de serpentina e conversão de fumaça em adubo líquido, antena parabólica, meio de transporte sem uso de combustível.
Nesse modo de viver, além da economia nas finanças comentada, acontece ganhos no campo da saúde e da satisfação espiritual.
e como colocado curtir a natureza pra contato espiritual,devido a atualidade que vivemos e muito difícil abrir mão da comodidade alcancada
ResponderExcluirMeu sonho é viver nesse estilo. Tão produzindo guerra aí pra gerir negócios no mercado de armas, matam pessoas, usam a imprensa pra com as mentiras de praxe colocar outras em pânico e inseguras, se todos buscassem esse meio de viver, ignoraram a imprensa e viveria sem ter qualquer modificação no estado de espírito por só ver à frente otimismo, harmonia e paz, sem sofrer qualquer privação por causa de cortes de serviço e aumento de preços que simulam pra administrar o motivo farsante que deram pra viabilizar as negociações desse mercado. Eles tentam também enfraquecer economicamente a Rússia, que tá incomodando esses gestores do sistema capitalista, boicotando bancos e exportações do país, com isso, vão afetando quem depende depende totalmente do sistema pra realizar processos básicos.
ResponderExcluir