O drama de fantasia romântica americano de 1980 da Universal Pictures, dirigido por Jeannot Szwarc e estrelado por Christopher Reeve, Jane Seymour e Christopher Plummer, é uma adaptação cinematográfica do romance literário "Bid Time Return", de 1975, de Richard Matheson, que também escreveu o roteiro.
Richard Collier (Christopher Reeve) é um dramaturgo que sofreu um incidente na noite de estréia de uma peça teatral sua, quando uma velha senhora lhe abordou e pedindo para ele voltar para ela lhe entregou um antigo relógio de bolso, saindo logo em seguida para morrer em casa.
Oito anos depois, sofrendo de bloqueio como escritor e buscando uma história para contar, Richard foi para Mackinac Island, Michigan, onde se hospedou no Grand Hotel. O anfitrião lhe informou que no hotel existiu um teatro.
Explorando o salão de hóspede, Richard se viu obcecado com a fotografia de uma jovem, da qual desejou saber mais a seu respeito. Foi então à biblioteca pública da cidade para pesquisar. Lá ficou sabendo que se tratava de uma atriz, Elise McKenna, que foi estrela no local onde estava hospedado.
Fascinado com as informações obtidas, o dramaturgo foi atrás de Elise na casa onde morava. Encontrou a governanta da casa, tomou conhecimento da morte da atriz e dentre os objetos visualizados na residência havia uma caixa de música que tocava a canção favorita de Richard.
Além da caixa de música, Richard encontrou um livro escrito por seu ex-professor de filosofia. Por ser o assunto do livro viagem no tempo, Richard desejou voltar ao ano de 1912 para encontrar o amor com a atriz Elise McKenna (interpretada quando nova por Jane Seymour). Foi atrás do antigo mestre, a fim de receber mais informações.
E assim, seguindo os passos lhe instruído para tentar sua viagem, a qual aconteceria no universo psíquico totalmente, passou em lojas de antiguidades e comprou moedas antigas e um terno de 1912. No sotão do hotel foi atrás de livros de registro de hóspedes de épocas passadas e encontrou sua assinatura em um deles, datado o registro em 28 de junho de 1912, quarto 416, entrada às 9:18h.
Apareceu com um gravador, com o qual gravou mensagens de auto-hipnose para receber sugestões. Mas, se livrou dele ao lembrar da instrução de seu mestre que dizia que era preciso se desligar totalmente do presente.
O filme é conhecido por sua trilha musical composta por John Barry, com o pianista Roger Williams. A 18ª variação da rapsódia sobre um tema de Paganini de Sergei Rachmaninoff aparece várias vezes.
Após uma tentativa frustrada, Richard obteve êxito em sua experiência. Acordou no Grand Hotel na época desejada e encontrou Elise em um lago, onde ouviu ela exclamar: "É você".
Na trama, Richard entra em conflito com o empresário de Elise, William Fawcett Robinson (interpretado por Plummer) que, temendo que o romance atrapalhe a carreira da atriz, resolve detê-lo.
que maravilha de filme na descrição,quero assistir
ResponderExcluirMaravilha! A teoria abordada no filme está ao alcance de qualquer pessoa testar.
ResponderExcluir