A origem: desconhecida. O lançamento foi em 1930. Seu autêntico sabor de chocolate e sua imagem divertida e irreverente fizeram o Toddy ser reconhecido mundialmente. A marca está sempre inovando e acompanhando o estilo dinâmico e jovem de seus consumidores, ávidos por novidades e diferentes experiências de sabores. Achocolatado que pode ser consumido quente ou gelado, com leite ou misturado com outras bebidas.
No Brasil, quarto país a ser lançada a marca, Pedro Santiago recebeu em 15 de março de 1933 a permissão do Governo Provisório de Getúlio Vargas para comercializar o produto no país, que foi um dos primeiros achocolatados em pó do mercado nacional. Outros locais de pesquisas apontam Assis Chateaubriand como quem recebeu esta autorização e se lançado em seguida em intensa campanha publicitária para promover o produto.
A lata de aço que comportava o pó aparecia nos anúncios da época, que comunicavam o apelo à saúde, posicionando como um suplemento alimentar a bebida. Também realizou ações publicitárias inovadoras com marchinhas de carnaval e utilizou até aviões para grafar com fumaça o nome do produto no céu do Rio de Janeiro. Toddy conquistaria um lugar de destaque nas mesas de café da manhã de milhões de brasileiros, apesar da concorrência que enfrentaria, especialmente do Nescau, da suíça Nestlé.
Nos anos de 1940, a marca foi introduzida na Venezuela, onde se tornou extremamente popular. Nas décadas de 1950 e 1960 o produto foi vendido nos Estados Unidos, virando moda nos famosos drive-in, onde era divulgado através de uma mascote animada chamada Rodeo Joe (um simpático caubói), que sugeria o consumo da bebida até em churrascos e durante partidas de basebol.
Passou também a ser produzido em Portugal, na Espanha e em algumas ilhas do Caribe.
Até 1962, o achocolatado era comercializado em latas, cuja abertura era feita com o auxílio de uma espécie de chave.
Foi então que a marca revolucionou o segmento: acondicionou em potes de vidro, com tampa de rosca e disponível nos tamanhos 220, 450 e 800 gramas. Em 1981, a americana Quaker Oats adquiriu a marca e resolveu reposicionar o produto, promovendo uma grande reformulação de logomarca e embalagens, lançando os potes de plástico.
Sucesso entre as crianças
Em 1982 apareceu o Toddynho, primeiro leite aromatizado (sabor chocolate) em caixinha, pronto para beber, do mercado brasileiro. Forma de consumo que somada à construção de uma personagem com o mesmo nome possibilitou a criação de um mundo de aventura e fantasia para as crianças. Uma das mais bem-sucedidas expansões de marcas que ocorreram no mercado brasileiro. O público infantil aderiu a proposta por acompanhá-lo nos melhores momentos: durante as brincadeiras e até no recreio escolar.
Em 1987 uma simpática mascote, também batizada de Toddynho, foi introduzida no marketing do produto. Um amigo imaginário que conduzia os pequenos para um mundo de aventuras, tornando constante a presença da bebida com alto valor nutricional no café da manhã e no lanche escolar de milhões de crianças brasileiras. Sagrou-se o slogan “O seu companheiro de aventuras” e vieram outros sabores, como o morango, e versão light.
A publicidade do Toddynho brinca com a imaginação das crianças, como nos filmes: Toddynho um rio de chocolate e Toddynho O bicho papão.
E conscientiza quanto a preservação do meio ambiente. Um produto que em embalagens de 200 e 270ml (garrafinha), disponível nas variações: Tradicional e Levinho, combina proteínas, minerais e vitaminas essenciais para crianças em fase de crescimento.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos, sempre, no entanto, mantendo o caráter e a personalidade moderna que tanto agrada a seu público. Do original na cor marrom, o logotipo adotou a vermelha. A tipografia ao longo dos anos também sofreu modificações.
Na década de 1990, além de nova tipografia, o logotipo ganhou moldura azul ao redor do nome. Em 1996, foi lançado o Toddy Pronto. As embalagens seguiram o embalo. A de longa-vida, de um litro, surgida no encalço, facilitou o consumo imediato do tradicional achocolatado.
A divertida comunicação
Início dos anos 2000, mudança de foco na linha comunicativa: das mães, que efetivam a compra do produto, para adolescentes, que era quem mais consumiam o achocolatado.
Em 2001, a PepsiCo comprou a Quaker Oats, modernizando o Toddy.
2002, reconhecida pela autenticidade e irreverência de sua comunicação, através de campanhas publicitárias a marca foi vinculada à imagem de hilariantes vacas, que em versões “reais” (pessoas fantasiadas) ou em animações foram parar também nas embalagens dos produtos.
“Toddy está pronto. E você?”: Direcionado ao público adolescente, voltado para o imediatismo do consumo e para a necessidade de conveniência do produto, foi lançado o Toddy Pronto na versão 250ml. Uma adaptação do Toddynho, sem canudo e com 50ml a mais.
O Toddy Light chegou em 2003. 35% menos de açúcar em sua formulação, reduzindo em até 47% as calorias (se preparado com leite desnatado), sem a perda do sabor original.
Em 2004, campanhas publicitárias atrativas, contendo vacas providas de espírito jovem, loucas por música, a ponto de parecer ter diferentes preferências musicais (heavy metal, funk), e loucas pelo achocolatado, criadas pela agência Almap BBDO, com o auxílio do slogan "O chocolate que liga” apresentaram o novo posicionamento e assinatura da marca.
A linha Toddy Mais recebeu novos sabores: Chocolate ao Leite, Caramelo Toffee e Floresta Negra.
2006: Ampliada consideravelmente a linha de produtos da marca, havendo, inclusive, mudança de fórmula. O Toddynho passou a contar com o complexo vitamínico T-Nutre, combinação das vitaminas A, C e ácido fólico com os minerais ferro e zinco, em sua composição e com a quantidade de cálcio presente em um copo de leite. O Toddynho Soja, trazendo, inovadoramente, para o público infantil portador ou não de intolerância à lactose, com o sabor de chocolate, os benefícios do leite de soja, foi lançado. Também houve o lançamento do Toddynho Fit: leite flavorizado e adoçado com Splenda, contendo apenas 130 kcal, 0% de gordura, substituição parcial de açúcar e redução de 27% em calorias. Foco no controle de peso enfrentado por crianças, sem que precisassem abrir mão do prazer de degustar Toddy. Toddy Instantâneo Chocolate Ao Leite, mais um lançamento. Achocolatado de sabor mais suave que em contato com o leite dissolvia mais rapidamente. A versão tradicional do Toddy passou a se chamar Toddy Original e ganhou nova embalagem, na cor predominantemente amarela.
Em 2007 o logotipo ganhou inclinação mais acentuada, uma nova fonte de letra mais volumosa e a intensificação da moldura azul com a utilização de nuances diferentes. Embalado numa caixa tetra prisma de 200 ml, prática e fácil de carregar, foi lançado o achocolatado Toddy Ice. Pronto para beber e causando sensação de gelado na garganta já no primeiro gole. Mais um lançamento: Toddy 3 em 1. Achocolatado nutritivo e vitaminado, que combinava Toddy, aveia e frutas.
2008: promoção “Boiada Toddy”. O termo “boiada” significaria para o jovem algo fácil e que vem em grande quantidade, daí, o mote da campanha: uma promoção em que os consumidores concorressem a prêmios instantâneos, como celulares, iPods, capas de celulares, mochilas e prêmios por sorteio, que incluía R$ 30 mil para comprar duas vacas de verdade. No embalo: o Ônibus Toddy. Customizado, virava uma verdadeira estação de atividades que incluía oficina de DJ, onde o consumidor era o artista, aprendendo a mixar suas músicas para compartilhar com os amigos; espaço onde o site da marca era apresentado aos consumidores de forma divertida; bar onde barmans preparavam e vendiam divertidos shakes à base de Toddy; loja contendo itens exclusivos inspirados na estampa malhada das vacas, como gorros, cachecol, canecas e camisetas. Comunidades virtuais nas redes sociais da internet fizeram com que as vacas ganhassem dezenas de representantes e se tornassem um estrondoso sucesso, além de uma espetacular ferramenta de marketing para a marca. Lançamento da linha Toddy Chocolates Do Mundo. Irresistível combinação, em edição limitada, composta pelo cremoso Toddy Tipo Italiano com um toque de avelã; o Toddy Tipo Suíço, com sabor característico dos chocolates dos Alpes Suíços, região conhecida como uma das melhores do mundo na produção de chocolate.
Em 2009 o produto começou a ser vendido na Austrália e no Brasil houve o lançamento do Toddyferente, que dissolvia no leite mais rápido do que o achocolatado original.
2010, introdução no mercado chileno. Certificado pelo IBD (Instituto Biodinâmico) e com rótulo totalmente reciclável, foi lançado o Toddy Orgânico, com somente cinco ingredientes: cacau e açúcar orgânicos, extrato de malte, sal e lecitina de soja.
2011: Introduzido na lista amarela de kashrut, sinônimo de qualidade e de observância das leis judaicas em relação à pureza dos alimentos, o Toddynho proliferou. Toddynho Light, com menos açúcar, gordura e calorias. Toddynho Vitamina: sem conservantes, trouxe disponível nas versões: maçã, mamão e banana e maçã, banana e morango a deliciosa mistura de leite com frutas, aumentando a possibilidade de variar o lanche das crianças. Toddy Black: achocolatado mais cremoso e sabor mais marcante do que o da versão original, por conter 133% mais de cacau.
2012, a bebida, pronta para beber, pode ser encontrada em embalagens de 1 litro e de 250 ml, além da versão light, com 47% menos calorias, entre outros produtos surpreendentes. Toddy vem utilizando a força de sua marca com o delicioso recheio de mousse de chocolate. A fabricante iniciou a expansão de seu portfólio com a linha Toddy Snacks, combinando achocolatado com wafer crocante, em duas versões: Toddy Tube, canudos crocantes de wafer com recheio de chocolate cremoso, e Toddy Cone, crocante casquinha de wafer recheada com chocolate, que pode ter controlada a quantidade de calorias, cada um possuindo menos de 180 calorias por porção. Lançamento do Toddy Shake, versão do Toddy em copo no formato de coqueteleira.
Em 2013, ampliando ainda mais seu portfólio de biscoitos, a marca iniciou o lançamento de uma completa linha de biscoitos. O crocante Toddy Cookies, abundante em chocolate, foi a primeira. A bolacha Waffer (nos sabores chocolate original e trufado) e Tortinha (sabor chocolate) as seguintes. Também em 2013, os 80 anos de Toddy no Brasil foram comemorados em nova campanha publicitária, na qual o slogan “Toddy Vai Causar” foi assimilado no jargão do consumidor.
2014, uma parceria firmada com a KFC, proeminente rede internacional de alimentação rápida, para o fornecimento de duas sobremesas desenvolvidas exclusivamente para esta empresa: Milk Shake e Avalanche, mix do sorvete KFC com pedaços de Toddy Cookies, inaugurou a entrada da marca Toddy no segmento de consumo de alimentos fora de casa, expandindo sua atuação neste setor, que vem registrando potencial crescimento.
2015: Toddy Recheado. Biscoito recheado de creme de baunilha e casquinhas de chocolate. Toddy Cowramelo, a receita tradicional do achocolatado em pó combinada com o sabor de caramelo. Dois novos sabores da linha de biscoitos wafer: brownie e chocolate com morango foram lançados. Toddynho na embalagem de garrafinha (270g), mirando o público consumidor de caixinhas quando criança e permanente fã do produto. 2017: Choco Toddy Cookie Malhado (constituído de massa escura com gotas de chocolate branco e preto).
2018, Lançamento do Toddy Protein, enriquecido com proteína e redução de açúcares, na versão pó e pronta para beber. Sempre atenta às tendências do mercado e às necessidades e anseios de seus consumidores, sem perder seu inconfundível sabor, a marca lançou o Toddynho Levinho: 50% menos gorduras totais e 35% menos açúcares do que a versão regular do produto. A novidade não contém nenhum tipo de adoçante, corante e conservante. Também em 2018, a marca lançou o posicionamento “Comigo ninguém Toddy”. A ideia: encorajar os consumidores a se orgulharem de suas características que fazem com que cada um seja único e original. Estratégia pautada na atitude da marca de valorizar mais suas bolinhas, que não somem totalmente quando se mistura o achocolatado ao leite. A campanha cheia de atitude traz diferentes personagens, inspiradas pelos achocolatados e cookies, assumindo o controle do roteiro no lugar do locutor, deixando de fazer o que lhes era proposto e revelando suas reais afinidades. A campanha contou, ainda, com a participação de Whindersson Nunes - youtuber com mais de 20 milhões de seguidores.
2019, a marca inovou ao apresentar o Toddy Cookies Doce de Leite. Gotas de doce de leite e chocolate e o único cookie de doce de leite no mercado brasileiro. O logotipo da marca passou por uma pequena remodelação em sua tipografia. A identidade visual de Toddynho também foi modificada ao longo dos tempos, adquirindo uma imagem mais moderna e divertida. As tradicionais embalagens do achocolatado idem. Desde a tradicional lata, passando pelo vidro e indo até a embalagem de plástico, que ganhou no rótulo imagens das famosas vaquinhas criadas para serem associadas à marca.
Slogans
Já tomou seu Toddy hoje? (1958)
Sabor que alimenta. (anos 1980)
O seu companheiro de aventuras. (1991)
O chocolate que liga. (2004)
Só TODDY é TODDY. (2007)
O sabor da verdade. (2008)
Toddy vai causar. (2013)
Vamos cowzar. (2014)
Comigo ninguém Toddy. (2018)
O companheiro de aventuras do seu filho. (atual, Toddynho)
A marca Toddy, no Brasil tem praticamente a mesma penetração em todas as classes sociais, sendo que A e B correspondem a 34% dos consumidores, a C outros 34% e as classes D e E a 32%. No país, em aproximadamente 74% dos lares que consomem a marca existem crianças. A sede mundial da PepsiCo Inc. se encontra em Purchase, Nova York, Estados Unidos. Além do Brasil, na Argentina, Austrália, Chile, Panamá e Venezuela o achocolatado Toddy é comercializado.
Conforme a fonte de pesquisa e adaptação do texto: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Embalagem Marca e Exame), jornais (Valor Econômico, Folha, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
FONTE:
https://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/05/toddy-o-seu-companheiro-de-aventuras.html