Arquivo do blog

sábado, 4 de março de 2023

O maravilhoso mundo das marcas: Nestlé no Brasil

Na pequena cidade de Vevey, na Suíça de 1866, após a realização de muitos experimentos em seu laboratório, o químico alemão Henri Nestlé desenvolveu um alimento inovador: a deliciosa farinha láctea. Um alimento infantil que até hoje é bastante consumido em todo o mundo. Iniciou-se um império alimentício presente na cabeça das pessoas quando o assunto é além de alimentos infantis: iogurtes, chocolates, sorvetes, produtos integrais, orgânicos e o famoso leite Ninho.

A chegada no Brasil

O ano: 1875, a Nestlé chega ao Brasil, trazendo, e já fazendo acontecer, uma novidade em produto, cuja embalagem vinha com uma camponesa suíça segurando um balde, um delicioso leite condensado que cairia no gosto dos brasileiros, chamado Leite Moça. 

O produto hoje é usado em milhares de receitas da culinária mundial e se tornou o carro-chefe da fabricante. A distribuição no Brasil começou em 1916.

1876: a vez da Farinha Láctea chegar ao país. Um delicioso sabor e alto valor nutricional, especialmente para as crianças. Praticamente esgotou-se nas prateleiras dos supermercados as latas na época do lançamento. A aceitação do farináceo foi notável. Folhetos ilustrativos sobre ele foram criados.

Rotulo do Leite Moça de 2023

Em meados de 1921, na cidade de Araras, São Paulo, a Nestlé inaugurou sua primeira fábrica no Brasil. Focou-se na produção do leite condensado, que tinha uma procura cada vez maior. Em 1922, a sede da companhia se instalou na cidade do Rio de Janeiro.

Em 1924, iniciou-se a produção da farinha Láctea em solo brasileiro. 1932: um novo e bem-sucedido produto chegava ao mercado: o achocolatado em pó Nescau. 1935, hora e vez da fabricação do creme de leite no Brasil. Produto versátil, presente em muitas receitas, obteve sucesso de demanda. 

1938, o Nescafé tornou bem fácil o preparo do café. Instantâneo, mantendo um sabor bastante agradável.

História da Nestlé no Youtube

Um marketing eficiente e muita inovação resultaram em aumento considerável nas vendas de todos os produtos Nestlé. Com isso, a companhia criou em 1942 seu SAC, canal de  comunicação com o consumidor. Em 1944, foi lançado no Brasil o leite em pó integral Ninho. E por volta de 1946, a segunda fábrica da Nestlé em Araraquara foi inaugurada.

Modernização nas instalações da fábrica e produtos como o Neston, saboroso cereal, e o leite em pó desnatado Molico surgiram nos anos 1950.

Em 1960, mais uma deliciosa novidade: Galak. O chocolate branco caiu nas graças do consumidor. E deu início a investimentos da companhia na linha de chocolates, que culminou, no final dos anos 1960, em campanhas que valorizavam muito bem sua linha. Como a de 1968, que com o slogan "É gostoso gostar do Prestígio" introduziu o sucesso que segue até os dias atuais: chocolate Prestígio. 

Anúncio de lançamento do Prestígio


Embalagem 2022 do Prestígio

A linha Maggi, lançada em 1962, que incluía quatro variedades de sopa, também fez enorme sucesso no Brasil.


Capa do livreto de receitas A sopa: Pequena história de um grande alimento

1968: Alimentos infantis Baby Nestlé.

O mais famoso chocolate da Nestlé, o Chokito, ganhou vida em 1971. O bordão "leite condensado, caramelizado com flocos crocantes e coberto com o delicioso chocolate Nestlé". A embalagem sobrevive, no melhor aspecto retrô. O lançamento causou reboliço entre crianças e adultos.

Embalagem do Chokito 2022


Anúncio: "Nestlé faz o melhor chocolate"

FONTE: Revista "Pateta nos jogos olímpicos", 1980, Editora Abril.

No restante da década de 1970, a Nestlé lançou sorvetes e iogurtes e houve a inauguração de duas modernas fábricas em São José do Rio Pardo (SP) e Ituiutaba (MG).

Já os anos 1980, muitos concorrentes surgiram, mas foram de ouro para a Nestlé. que, despejou no mercado várias modalidades de chocolates: Suflair, Lollo, Surpresa, Charge, Chandelle. A quinta fábrica da empresa, em Teófilo Otoni (MG), foi inaugurada e com ela o lançamento de uma linha de produtos integrais.

Os anos 1990 viram a Nestlé entrar no status “chegou para ficar”.

Nos 2000, houve, sim, lançamentos:  iogurte Grego é um deles, e os consolidados ganharam novas versões. Em 2016, a marca suíça de alimentícios comemorou 150 anos de existência no mundo e é uma das preferências dos consumidores. Império esse, que conta, hoje, com 335.000 colaboradores (2015) e uma receita de 91,43 bilhões de francos suíços (2018).

FONTE: https://www.ibnd.com.br (complementado com informações da publicação da Nestlé: "Relatório Nestlé na Sociedade", de 2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *