Arquivo do blog

sábado, 4 de março de 2023

O maravilhoso mundo das marcas: DVD do filme Testemunha de acusação

A MGM DVD traz para você em DVD um clássico do cinema, de 1957, o filme: Testemunha de acusação.


Capa do DVD do filme “Testemunha de acusação” 

Baseado na obra literária de Agatha Cristie, originalmente publicado numa revista americana em janeiro de 1925, responsável por tornar mais relevante na América o nome da escritora de livros de mistérios, o que inspirou escritores e roteiristas a criarem tramas de tribunal com as mais instigantes reviravoltas em seu desfecho, se trata de uma fita de suspense, na qual um caso policial é destrinchado e o criminoso revelado ao seu final. No roteiro, o conto sofre muita adaptação cinematográfica, que Agatha Christie teria gostado bastante. Empolga se ver na tela cenas totalmente realizadas em estúdio, até mesmo o que seriam cenas externas.

Interpretado por Tyrone Power, em seu último filme, pois, viria a morrer de infarto no set de filmagens de seu longa seguinte, que vive o personagem menos interessante da trama, Leonard Vole; Charles Laughton, definitivamente a melhor atuação do longa, como o advogado Wilfrid Roberts, que destrincha o mistério; e por Marlene Dietrich, que encenou a também atriz Christine, esposa de Leonard Vole.

Wilfrid, um homem com sérios problemas de saúde, se recuperando de um ataque cardíaco, faz tudo o que é mal para sua higidez enquanto sua enfermeira finge que não sabe que ele está bebendo álcool. Uma das piscadelas morais que abrem espaço para a análise do público dentre outras que envolvem as demais personagens. Apesar de sua saúde abalada, o advogado não consegue deixar de trabalhar. Vê cair em suas mãos um caso realmente difícil.


O filme de suspense, que ousa fluir com certo ar de comédia, é repleto de cenas apoteóticas e de reviravoltas, nas quais o suspeito do crime muda. Em determinado momento, o advogado parece descartar a suspeita sobre o principal nome: Leonard Vole. No entanto, detalhes nas cenas fazem-no voltar o foco.

Um dos primeiros filmes a contar com uma forte campanha anti-spoiler, como pode ser visto no treiler promocional da época, com pessoas na fila de alguns cinemas tendo que “jurar solenemente não entregar o final para quem não assistiu o filme”, informação prestada pela fonte de pesquisa, e com um pedido gentil de manutenção de segredo estampado ao final da película.

Dentre as reflexões que a trama proporciona ao público estão percepções das escalas da justiça e em como muitas pessoas conseguem driblar o sistema, conseguindo safar-se dos crimes que cometeram. Uma execução que ocorre no tribunal causa dissonância com a vida real, quando contamos apenas com uma “justiça divina” para compensar absolvição não merecida. Na ficção, a punição pode vir em poucos minutos, numa atitude que nos leva a discutir um tema em pauta até hoje: o olhar das leis para a vingança e a justiça com as próprias mãos. (trecho tirado da fonte)

Testemunha de Acusação (Witness for the Prosecution)

Direção: Billy Wilder
Produtor: Arthur Hornblow Jr.
Roteiro: Billy Wilder, Harry Kurnitz (baseado no conto de Agatha Christie)
Elenco: Tyrone Power, Marlene Dietrich, Charles Laughton, Elsa Lanchester, John Williams, Henry Daniell, Ian Wolfe, Torin Thatcher, Norma Varden, Una O’Connor, Francis Compton, Philip Tonge, Ruta Lee, Eddie Baker, George Blagoi, George Bruggeman
Duração: 120 min.
Fotografia: Russell Harlan
Direção de Arte: Alexandre Trauner
Ano de produção: 1957
Pais de Produção: Estados Unidos
Formato de tela: Widescreen
Cor: P&B
Duração Aprox.: 116 miN.
Idioma: Inglês , Português
Legendas: Espanhol , Português

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *